VIVÊNCIA, RUA E RELAÇÃO

na cidade de porto alegre


SEU – SEMANA EXPERIMENTAL URBANA

Enquanto artistas em busca de abordagens sensíveis sobre a cidade, concentramos esforços para organizar um encontro e interferir, através de ações e gestos, no acontecer dos impulsos do espaço público. SEU – SEMANA EXPERIMENTAL URBANA surgiu como uma proposta experimental em artes – vivência, rua e relação -, idealizada por artistas_produtores independentes de Porto Alegre. O projeto propõe o encontro e o intercâmbio entre artistas, com a intenção de fomentar o trabalho coletivo, compartilhando percepções e experiências.

Esta ocupação temporal, emocional e coletiva da cidade de Porto Alegre para a convivência intensiva, pretende reunir durante os dias 19 e 25 de junho de 2010, um grupo de artistas que se proponha a vivência, ao questionamento dos meios e modos de fazer e pensar em arte, e ao alargamento dos limites do que se atribui como obra de arte. O espaço público da cidade de Porto Alegre, elemento constitutivo das propostas que buscamos acolher, será o laboratório e lugar de relação e a convivência do SEU.

Pretendemos que o SEU – SEMANA EXPERIMENTAL URBANA, seja um acontecimento anual. Nesta primeira edição, serão reunidos 12 projetos de artistas, a serem selecionados por meio de uma “convocatória”. Durante a semana do encontro, os artistas desenvolverão, com o apoio da organização do SEU, suas ações. Posteriormente será publicado um catálogo de distribuição gratuita com os registros do evento.


Entre os princípios do encontro, destacamos:

– realizar um encontro gratuito em artes de nível nacional, na cidade de Porto Alegre, envolvendo múltiplas modalidades de expressão artística.

– abrir um espaço para o diálogo entre arte e sociedade, possibilitando o intercâmbio entre artistas brasileiros, que investigam linguagens, conteúdos e formas expandidas, com a população.

– provocar um deslocamento propositivo que estimule os cidadãos da cidade, facilitando o contato com as ações realizadas, ampliando as possibilidades de percepção para além dos padrões apresentados pelos espaços expositivos tradicionais e meios de comunicação de massa, e fomentando outras formas de experiências de trabalho e troca.

– realizar publicamente uma celebração de abertura e de término encontro.

– distribuir o catálogo, com textos e imagens do encontro.

Participe!

Anúncios

11 Respostas para “

  1. veja a minha ação no coração de Porto Alegre
    Poesia Popular DesAparecida, há muito tempo
    existia em porto alegre pixações com frases poeticas e estranhas, esse trabalho é um resgate
    em placas provocadores que coloquei em um lugar desApercebido onde passam milhares de pessoas todos os dias .

  2. dúvidas novamente

    no camelódromo da cidade e na rua da praia, existe alguma lei municipal que proíba a planfetagem? Preciso dessa informação para concluir o mue projeto.

    até mais.

    • No camelôdromo é possível, segundo o coordenador, não sendo comercial ou político. Conversei com o coordenador e senti que há um certo resguardo. Sobre o tema e afins. Na rua da praia é permitida a panfletagem.

  3. olá,
    onde podemos encontrar no blog imagnes da cidade para pensarmos em colocar o trabalho?
    desde já,
    sucesso!

  4. Tem alguma possibilidade de incentivo para a passagem???

    • não poderemos oferecer apoio para passagens, apenas uma carta-convite acaso seja do teu interesse se inscrever no edital do MINC – Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural – viagens, com prazo até 1 de maio

  5. Sucesso pra vocês!

    Beijão do Shima

  6. Eita, como é bom ver esse povo todo de novo… chamas se acendem!

  7. oi pessoal,

    a gente tb está divulgando e enviaremos projeto em breve!!
    parabéns pela iniciativa!!

    gisella- EIA

  8. Parabéns ai pela inciativa, e não sei se vou mandar projeto, por causa da datas, mas ainda vou tentar dar um jeito e enviar um projeto…
    Muito bom poder ver acontecer iniciativas independes pelo país, vou ajudar a divulgar aqui no Reticências…

    Abraços,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s