Letícia Ramos

PROJETO: Eixo Z

EIXO Z é um projeto de “instalação pública “ que pretende construir um periscopio na Rua Gonçalo de Carvalho, em Porto Alegre. Este aparelho de observação, permitirá ao pedestre ver o tunel verde formado pelas copas das arvores desta rua a partir de uma outra perspectiva.

LOCAL:
rua Gonçalo de Carvalho

ESTRATÉGIA DE AÇÃO:
EIXO Z é um projeto de “instalação pública “, que pretende construir um periscópio na rua Gonçalo de Carvalho, em Porto Alegre. Este aparelho de observação, permitirá ao pedestre transferir o eixo do seu olhar para acima das copas das árvores e ver o tunel verde a partir de uma outra perspectiva.

A rua Gonçalo de Cavalho, foi declarada em 2006 pelo poder municipal como “Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental de Porto Alegre“. Entretanto, a contemplação da espetacular vista formada pela agregacão das copas das árvores só é permitida aos moradores e usuárias de predios particulares. EIXO Z pretende democratizar o acesso a esta vista, através da utilização de um aparelho óptico de simples execussão – o periscópio.

O periscópio é um acessório de observação mais conhecido pela sua utilização em submarinos para permitir a visão acima da água. O simples aparato utiliza dois espelhos paralelos a 45 o a uma certa distância um do outro. Os raios luminosos que atingem o primeiro espelho, são refletidos para o segundo espelho e novamente refletidos para o visor, desenhando um trajeto com a forma aproximada da letra “Z” e possibilitando a observação do que estaria fora do alcance da visão .

O “aparelho “ será acoplado a poste ja existente e é formado por duas estruturas principais; uma câmera de vigilância e um periscópio. As duas peças são conectadas por um cabo de video.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Letícia Ramos [São Paulo – SP]
Cursou Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Cinema na Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo. É artista e montadora cinematográfica. Seu foco de investigação artística é a criação de aparatos fotográficos próprios para a captação e reconstrução do movimento e sua apresentação em vídeo. Seus trabalhos já foram expostos em importantes mostras e galerias, como a Tate Gallery em Londres, 16º Videobrasil en São Paulo, Laboratório de Arte Alameda, México. Foi selecionada pelo prêmio RUMOS de Artes visuais do Instituto Itaú Cultural e em 2009 realizando exposicões na Casa Andrade Muricy em Curitiba, Museu de Arte Moderna em Salvador, Itau Cultural, SP e Paço Imperial , Rio de Janeiro.

Em 2090/2010 Realizou a exposição ERBF ‐ estação radiobasefotográfica , sua primeira individual no Brasil, dentro do programa de exposições do Centro Cultural São Paulo. Recetemente foi selecionada para a residência “ The Artic Circle” para desenvolver o projeto Bitacora a bordo de um veleiro no Polo Norte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s