Treze numa Noite

PROJETO:
CABO DE FORÇA
LOCAL: margens do Rio Guaíba

REMINISCÊNCIAS
LOCAL: Largo Glênio Peres

SAMBA DOS FEIJÕES
LOCAL: QG da Travessa dos Venezianos

ESTRATÉGIA DE AÇÃO:
Cabo de força: Para a realização da performance o coletivo disponibilizará um corda de 12 metros. Delimitaremos o meio com uma marca de giz no chão. O coletivo tem a intenção de que passantes, assim como artistas presentes no local participem da ação, porém não é essencial a adesão dos mesmos, uma vez que dois membros do coletivo iniciam a ação e podem dar fim à mesma.
Reminiscências: O coletivo disponibilizará o material necessário. Na ação estarão presentes os membros do 13 numa noite, porém também é aberta à participação do público.
Samba dos feijões: O coletivo disponibilizará as bacias e diferentes tipos de feijões. Esta performance sonora é aberta à participação do público.

Treze Numa Noite [Rio de Janeiro – RJ]

O coletivo carioca 13 numa noite atua desde 2006 na pesquisa e realização de
performances, intervenções urbanas, vídeos, bem como produzindo e apoiando
artistas e eventos. O 13 numa noite aborda diversas linguagens, tendo como proposta estar aberto a novas informações e pessoas, num movimento autônomo em que os participantes estejam livres para que façam parte do coletivo, tanto como proponentes de trabalho, com colaboração direta ou indireta, com participação ativa na construção e execução de projetos, assim como, registro dos mesmos, ou ainda por meio de compartilhamento de textos e idéias.

LINKS:
http://trezenumanoite.multiply.com
http://www.fotolog.com/trezenumanoite

Este slideshow necessita de JavaScript.

SOBRE A EXPERIÊNCIA_SEU:

CABO DE FORÇA
Cabo de guerra é uma conhecida brincadeira de criança que possui algumas regras esuas finalidades. Nesta ação partimos do jogo e criamos um novo propósito: em vez de vencedores e vencidos, o que nos interessa é a tensão provocada pelas forças desiguais dos corpos que compartilham o cabo de força e suas diferentes re(l)ações. A ação foi realizada pela primeira vez na Semana Experimental Urbana.

REMINISCÊNCIAS
Inscrever apagando, deste quase paradoxo nasceu esta ação, parte da série
Reminiscências. Nesta performance com caráter de intervenção urbana, o coletivo carioca 13 numa noite, pretendeu levar para as ruas uma reflexão sobre a memória da cidade grifada nos centros urbanos. A escrita feita pela poeira, fuligem e poluição deixa marcas pelas ruas e calçadas. Através da remoção desta memória chamamos atenção para a matéria que se apaga para revelar.

A performance, aberta para a interação do público, se dá pela ação de diversas
pessoas que esfregam o chão com material de limpeza removendo a sujeira impressa sobre o chão de pedras. A série Reminiscências teve início em 2009 e já realizamos suas ações em diversos locais. Em Porto Alegre foi gratificante perceber as diferentes reações assim como a colaboração dos passantes que se dispuseram a participar da performance.

SAMBA DOS FEIJÕES
Samba dos feijões é um processo de semeadura em que pessoas chacoalham, em
sua espontaneidade individual, diferentes tipos de feijões. As ações de cada indivíduo somadas reverberam gerando uma massa sonora.

A experiência coletiva de sacudir, batucar feijões dentro das bacias, criando sons e ritmos, reverberou em um somatório destes movimentos individuais. O caldinho de feijão oferecido após o chacoalhar dos grãos é um modo de acolher as pessoas. O alimento, as re.feições são um modo de unir as pessoas em torno de um mesmo propósito, o que contribuiu, no QG do SEU, para o estreitamento dos laços entre os presentes, revelando o espaço coletivo como local de troca e convivência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s